Energia

De Astroneer Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig.png Este artigo é sobre Energia o conceito. Para ver sobre Energia o recurso, veja Energia (recurso).

Energia é, junto com o oxigênio, um dos recursos vitais do Astroneer. É necessário um fornecimento constante de energia para dirigir Veículos, operar vários Módulos e, talvez o mais importante, utilizar a Impressora da Mochilae a Ferramenta de Deformação se se tiver algum aumento instalado.

No jogo, a energia é representada pela cor amarela brilhante

A barra amarela é a fonte de energia.

Unidade de Medida[editar | editar código-fonte]

  • Energia pode ser armazenada em uma bateria, a capacidade de energia de cada item é medida em cilindros amarelos brilhantes chamados barras. Por sua vez, cada uma dessas barras está dividida por segmentos empilhados chamados unidades;
  • A velocidade que a energia é consumida em uma bateria é medida em unidades por segundo, barras opr segundo, ou segundos por barra, dependendo de cada aplicação;
  • Por fim, a maior unidade de energia é medida através das Pilhas de Energia, que serão usadas no futuro como medidas de potência em larga escala.

Tamanho das Medidas[editar | editar código-fonte]

  • 1 Barra = 4 Unidades
  • 1 Pilha = 8 Barras = 32 Unidades

Adquirindo Energia[editar | editar código-fonte]

Até a atualização 0.4.10215.0 de 12/10/2017, a mochila recarregava energia automaticamente e consumia energia ao usar a ferramenta de deformação. A partir desta atualização não há mais recarga automática nem consumo de energia ao usar a ferramenta, desde que ela não tenha nenhuma aumento instalado, ainda, usar a Impressora da Mochila gastará energia.

Gerando[editar | editar código-fonte]

O método mais comum e consistente de se adquirir energia é gerando-a. Energia pode ser gerada por Painéis Solares expostos à luz natural, Turbinas Eólicas expostas ao vento, ou Geradores abastecidos com Material Orgânico ou Carvão. Anexar uma destas fontes geradoras de energia a um objeto capaz de armazená-la automaticamente carregará a bateria interna do objeto enquanto as condições adequadas forem atendidas. Se a bateria interna do objeto estiver cheia, a energia excedente será transmitida para quaisquer Baterias conectadas à base que precisem de carga.

Antes da atualização 0.4.10.215.0 os Painéis Solares eram o método mais barato e eficiente de se gerar energia, isso porque eram fabricados com composto. Após a atualização, são fabricados com Cobre e o jogo te obriga a fabricar um Gerador Pequeno antes de qualquer coisa.

Porém ainda que não sejam mais tão baratos, os Painéis Solares são muito eficientes pois apenas precisam estar expostos à luz do sol, logo, não produzem energia a noite. Por outro lado, as Turbinas Eólicas produzem energia dia e noite, desde que estejam expostas a brisas ou ventanias. Os geradores não são tão eficientes, pois precisam algum tipo de combustível para gerar energia e, a geram sem parar até que o combustível tenha sido consumido, independente de haver a demanda de energia ou não.

Coletando[editar | editar código-fonte]

Assim como o oxigênio, energia pode ser encontrada em cristais amarelos brilhantes tanto na superfície quanto nos subterrâneos dos planetas em pequenos montes ou em Fontes Renováveis. As áreas próximas de Perigos como as plantas que explodem podem conter bolhas de energia coletáveis. Inicialmente, coletar cristais de energia (ou bolhas de energia dentro das cavernas) com a Ferramenta de Deformação recarregará a bateria interna da Mochila. Uma vez que a bateria estiver cheia, produzirá pilhas de energia na mochila, assim como os outros Recursos. Esta pilha vai se consumir lentamente à medida que você usa a energia da sua mochila a fim de recarregar sua bateria.

Fabricando[editar | editar código-fonte]

Uma vez que o Astroneer tenha pesquisado as Células de Energia, elas poderão ser fabricadas usando a impressora da mochila. Células de energia são criadas com carga cheia e podem ser eficientes formas suplementares de energia para aqueles com excesso de recursos.

Lista de Fontes de Energia[editar | editar código-fonte]

A tabela a seguir lista todas as fontes de energia disponíveis e a taxa com que carregam baterias.

Item Taxa de Carga Duração Notas
Solar Pequena ½ unid/s 8 Requer luz natural.
Painel Solar 2 unid/s 8 Requer luz natural.
Painel Solar Grande 4 unid/s 8 Requer luz natural. Achado em planetas como parte de nave espacial quebrada.
Turbina Eólica Pequena ½ unid/s 8 Requer exposição ao vento.
Turbina Eólica 1 unid/s 8 Requires exposição ao vento.
Gerador Pequeno 1 unid/s 40 segs Consome orgânico para funcionar. Gera um total de 10 barras por operação.
Gerador 4 unid/s 100 segs Consome carvão para funcionar. Gera um total de 50 barras por operação.
Células de Energia 1 barra/s 4 segs Cheia quando criada. Se destrói quando vazia. Não recarregável.
Pilha de Energia 1 barra/s 8 segs Coletado do ambiente. Se consome para dar energia.
Bateria Pequena 1 unid/s 8 segs Vazia quando criada. Recarregável.
Bateria 1 barra/s 16 segs Vazia quando criada. Recarregável.

Armazenando Energia[editar | editar código-fonte]

Um módulo de impressora com a bateria parcialmente usada. No fundo, cabos com luzes amarelas mostram a tranferência de energia entre os módulos conectados.
Um módulo de impressora com a bateria parcialmente usada. No fundo, cabos com luzes amarelas mostram a tranferência de energia entre os módulos conectados.

Para que a energia seja utilizada precisa primeiro ser armazenada. Energia é armazenada preferencialmente em baterias, mas também podem ser recolhidas de pilhas de energia ou criadas como células de energia.

Baterias[editar | editar código-fonte]

Existem dois tipos de baterias: Baterias internas que são construídas nos objetos, como a mochila, veículos ou módulos de base; e baterias externas fabricadas a partir do lítio.

Baterias Internas[editar | editar código-fonte]

  • Baterias internas geralmente reservam suas energias para a função principal daquilo em que elas estão construídas, como utilizar a Impressora da Mochila, dirigir veículos ou produzir e pesquisar nos módulos da base. A bateria interna da mochila ou do veículo vai perdendo carga com o uso e pode ser parcialmente recarregada se necessário. Já a bateria interna dos módulos da base serão completamente utilizadas na ativação do módulo e precisam ser completamente recarregadas antes de poder usá-la novamente.
  • As baterias internas da mochila e dos módulos são "mãos de vaca", e nunca transferirão sua energia para outras baterias. A bateria interna dos veículos, por sua vez, são mais abertas ao compartilhamento. Por exemplo: Os veículos conectados como um "trem" gastarão bateria como se fosse apenas um veículo (os vagões vão doar energia para o veículo principal).
  • Em uma base conectada, baterias internas têm prioridade máxima de carga: quaisquer geradores de energia e baterias externas enviarão energia para a bateria interna (não cheia) mais próxima deles.

Baterias Externas[editar | editar código-fonte]

  • Baterias externas vêm em tamanhos grandes e pequenos e podem ser colocados em qualquer slot que aceite seu tamanho. Se anexado a um objeto com bateria interna cheia, uma bateria externa coletará e armazenará qualquer excesso de bateria gerado para uso posterior. Se anexado a um objeto cuja bateria interna esteja vazia, a bateria externa utilizará a sua energia armazenada para estender a funcionalidade do seu host.
  • Quando em uma conexão com múltiplos veículos ou módulos, baterias externas terão prioridade mínima (elas não serão carregadas até que todas as baterias internas da conexão estejam cheias.

Lista de Armazenagens de Energia[editar | editar código-fonte]

A tabela a seguir lista todos os itens com a habilidade de armazenar energia e suas capacidades.

Item Capacity (Barras) Notas
Mochila 2.5 Apenas usa energia ao usar sua impressora e/ou a ferramenta de deformação tiver algum aumento conectado
Bateria Pequena 2
Bateria 16
Quadriciclo Médio 8 Parece ter 16 barras, mas na verdade exibe 8 barras duplicadas
Quadriciclo Grande 16 Parece ter 32 barras, mas na verdade exibe 16 barras duplicadas

Lembre-se que estas são baterias internas, logo, não transferem suas energias para outras armazenagens de energia.

Conexões de Energia[editar | editar código-fonte]

A medida que um Astroneer adiciona módulos ao seu Habitat inicial, o cabo grosso que os conecta cria uma conexão por onde a energia pode fluir. Veículos podem ser adicionadas à conexão usando os pontos frontais ou traseiros.

Dentro de uma conexão, baterias internas vazias tentarão se recarregar usando a fonte geradora de energia mais próxima ou a bateria externa com energia. Quando todas as baterias internas estiverem cheias, as baterias externas farão o mesmo.

Cordões tecnicamente são parte da conexão, mas de modo limitado: Apenas serão capazes de carregar energia para a mochila de um Astroneer (independente da distância) e apenas o farão quando todas as outras baterias internas da conexão estiverem cheias. Por conta desta restrição, os postes não podem "conectar" conexões de duas bases distantes, isso pode ser feito utilizando um veículo como conexão entre eles.


Predefinição:Mecânicas